quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

O cheiro do sábado em Macchu Pichu


A calma. Que bela faculdade humana.
Ela se confunde com a graciosidade, que para muitos pode ser traduzido em amabilidade, cortesia, diplomacia. Acho, realmente, a calma uma das mais belas virtudes do ser humano. Quantas indisposicoes nao poderiam ter sido evitadas se as pessoas tivessem o simples habito de treinar a calma. Isso é fantástico, quem nao nasce calmo, pode aprender a sê-lo. Mas ao mesmo tempo, ao menos pra mim, é uma frustacao. Queria ter nasico calmo, inteiramente calmo. Nada melhor que conviver com aqueles ilumindos seres que parecem que imunes aos atentados do caos. Elas parecem residir em uma outra dimensao, soam serenas, falam manso, pisam leve. Que coisa linda. Que doce inveja! Tudo isso nada mais é do que uma sofisticada traducao da grandiosidade. Porque, afinal de contas, perder a paciencia? O que tem de tao ruim em uma fila de banco, em uma conversa paralela em uma aula, em um °nao° inesperado. O medo, a angustia, a frustracao fazem parte da nossa existencia tanto quanto o amor, a felicidade, o riso. O que me instiga é essa estranha mania de superestimar as primeiras em detrimento à essas últimas.

Essa estranha mania de andar para trás.

Macchu Pichu me trouxe essa idéia. A vida se segue em um rotina, que hora nos aborrece hora nos entristece e de vez em quando nos brinda com vistas de tirar o folego. Mas como se aborrecer tamanha tanta beleza nesses nossos ínterins.

Macchu Pichu é um lugar incrível. Nao pelo mistério, nao pelas ruínas, nao pela história. Mas pelo cheiro. Quase se sente o cheiro do tempo lá. Do alto do queniun se escuta o barulho do rio, correndo, a se perder de vista, por entre as pedras negras e tao estranhas a quem nao habita essas bandas andinas.

É a serenidade em forma de pedra.

2 comentários:

  1. Talvez, por alguns segundos eu estive presente neste momento aí contigo meu amado sobrinho...
    Suas palavras acalmam o meu coração e me orgulho demais desta experiência maravilhosa que estás vivenciando aí...me faz viajar nos teus sentimentos e lembrar de momentos inesquecíveis...
    Te amo!!!!

    ResponderExcluir
  2. Foi uma das melhores viagens que eu já fiz... e tive o prazer dela ter sido com vc!!! Foi uma mistura de aventura, diversao, deslumbramento e uma sensacao de liberdade incrível em cima daquela pedra, "na beira do caos" depois de 3h naquela maravilha. Aquela q a gente gravou o vídeo... to até virando boa camera woman!!! Adoro vc...

    ResponderExcluir